Morada

Contactos Município

Rua de Santana

6030 - 230 Vila Velha de Ródão

Contactos

Municipio

Vila Velha de Ródão

Breve descrição do Município - Vila Velha de Ródão é um concelho pequeno em termos de dimensão territorial e de população residente, mas possui uma enorme riqueza no que respeita ao património natural, cultural e histórico. É um concelho de portas abertas, que sabe receber quem visita, e é também solidário para com aqueles que vivem na região, procurando proporcionar-lhes a melhor qualidade de vida possível.

Castelo de Ródão ou Castelo do Rei Wamba - O Castelo do Rei Wamba ergue-se numa escarpa sobranceira ao rio Tejo, sobre as Portas de Ródão, num local de beleza surpreendente e grande importância estratégica.Acredita-se que a sua origem remonte ao tempo da ocupação muçulmana e esteja relacionada com a doação do território da Açafa, por D. Sancho I, à Ordem do Templo, em 1199, embora se admita uma origem anterior e a tradição oral o associe ao Rei Wamba, rei visigodo.A torre atalaia remanescente terá sido erguida, nos séculos XII a XIII, por indicação dos Templários. A poucos metros encontra-se o templo de Nossa Senhora do Castelo.

Portas de Rodão - Referência incontornável e deslumbrante na paisagem de Vila Velha de Ródão, as Portas de Ródão são uma ocorrência geológica natural, localizada nas duas margens do Tejo, nos concelhos de Vila Velha de Ródão e Nisa.Trata-se de uma imponente garganta escavada pelo rio Tejo na crista quartzítica da serra do Perdigão, que criou um estrangulamento no curso da água com 45 metros de largura. Mais do que uma mera referência geográfica, as Portas de Ródão são um símbolo de uma região e uma comunidade que estabelece com este monumento uma profunda identidade.

Lagar de Varas - Situa-se a nordeste do bairro do Cabeço das Pesqueiras, na margem esquerda do ribeiro do Enxarrique, próximo do rio Tejo, em Vila Velha de Ródão. O Lagar de Varas é apresentado numa perspetiva territorial enquadrada em todo o tipo de património associado à produção do azeite existente no concelho, com testemunhos históricos e atuais: desde os olivais nas várias fases da produção da azeitona até aos lagares de tecnologias tradicionais e de tecnologia de ponta a funcionar atualmente.

Complexo de Arte Rupestre do Vale do Tejo - É um dos mais importantes conjuntos de arte pós-paleolítico da Europa, constituído por mais de 20 mil gravuras dispersas ao longo de 40 km de ambas as margens do rio Tejo.O Centro de Interpretação de Arte Rupestre do Vale do Tejo (CIART) foi inaugurado em 2012 e tem como principal missão apoiar o estudo e a preservação deste vasto património arqueológico, divulgando-o ao público através de uma exposição permanente, onde se interpretam as diversas expressões culturais dos habitantes pré-históricos do vale do Tejo.